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Guararema Cidade Natal

 

........PONTOS TURÍSTICO

Trem Maria Fumaça 353

A ABPF inaugurou no dia 16 de outubro, seu mais novo trem turístico-cultural em Guararema-SP. A composição com três carros de madeira fabricados na Inglaterra entre 1896 e 1937 será tracionada por uma locomotiva a vapor fabricada nos Estados Unidos em 1927, a maior em atividade no Brasil, que percorrerá o trecho entre a Estação Central de Guararema e a Vila Luis Carlos, num total de 6,8 km de extensão. Os passeios abertos ao público começam no dia 24 de outubro.

O passeio de Guararema-SP tem como trajeto o trecho compreendido entre a Estação Central de Guararema e a estação da Vila Luis Carlos, perfazendo o total de 6,8 km. A Estação de Guararema, construída em 1891,  totalmente restaurada, conta com infraestrutura e acessibilidade necessárias para a operação.

Os viajantes poderão usufruir de um trajeto de bela paisagem e muito verde.

O destino final do passeio, a Estação de Luis Carlos, datada de 1914,  foi restaurada em 2011, pela Fibria, através de lei de incentivo e compõe com a revitalizada Vila de Luis Carlos, um cenário especial para uma verdadeira volta ao passado. O local  conta com comércio típico para atender aos visitantes.

 

Informações:

Os passeios regulares abertos ao público começam a partir do dia 24 de Outubro de 2015.

Os passeios vão ocorrer nos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo:

  • partida às 10:00hs, chegando de volta às 12:30hs
  • partida às 15:00hs, chegando de volta às 17:30hs*

*O horário das 15h no domingo é sujeito a confirmação.

Reservas podem ser realizadas através do email:guararema@abpf.com.br, basta enviar:

  • nome completo do responsável pela reserva
  • telefone para contato
  • Dia e horário do passeio
  • quantidade de pessoas

Oferecemos condições especiais para agências, grupos e excursões. Para maiores informações entrar em contato pelo email: guararema@abpf.com.br

Taxa de Manutenção

O valor atual é de R$50,00 por pessoa, valor promocional de inauguração válido para todas as idades até 31/12/2015. Pagamento no momento apenas em dinheiro, pois ainda não foi disponibilizada uma máquina de cartão para o local.

O passageiro tem direito a transportar, sem pagamento, uma criança de até cinco anos, por responsável, desde que não ocupe assento (viajando no colo), observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

Estes valores são cobrados não apenas para se custear o passeio de trem, mas esta é a forma da ABPF obter a renda e continuar o trabalho de preservação ferroviária que hoje é realizado em diversas cidades, em seis estados brasileiros!

 

Esta é uma locomotiva de origem americana, fabricada pela Baldwin Locomotive Works, tipo Pacific rodagem 4-6-2 (ou seja quatro rodas guias, seis rodas de tração e mais duas rodas guias na parte traseira), foi fabricada em 1927.

Diferente das locomotivas mais comuns, a 353 possui 3 cilindros o que a torna mais potente e veloz.

Entre outros trabalhos, a locomotiva 353 era utilizada no trem conhecido como Cruzeiro do Sul, entre 1929 (ano em que chegaram os carros de aço ACF – American Car & Foundry, que faziam o trem) até 1945, quando as locomotivas a diesel ALCO RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul até 1950, quando ele foi suprimido, dando lugar ao Santa Cruz. A partir dos anos 50, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60.

A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997/1998, foi transferida para a ABPF.

Recentemente foi totalmente restaurada e é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.

  • Fabricante: Baldwin Locomotive Works
  • Data de fabricação: janeiro de 1927
  • Número de série: 59736
  • Tipo: 4-6-2 “Pacific”
  • Cilindros: 457mm x 711mm (diâmetro x curso)
  • Diâmetro das rodas motrizes: 1727mm
  • Peso total: 147.709kg (locomotiva+tênder em ordem de marcha)
  • Esforço de tração: 12.900kg (atual)
  • Bitola: 1,60m
  • Ferrovia original: Estrada de Ferro Central do Brasil

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  Cesar Azevedo dos Santos
contatoguararema@gmail.com