Untitled Document
Untitled Document
 

Untitled Document
Untitled Document

Guararema Cidade Natal

Publicidade

........GUARAREMA E SUA HISTÓRIA


História de Guararema:

Entre os numerosos núcleos de povoações surgidos no interior de São Paulo, logo que a população da sede da Capital iniciou a dispersão rumo às matas é apontado na região do médio Paraíba, no topo de uma colina circundada por montanhas e aldeamento de índios, um povoado. Fundado em meados do século XVI, por GASPAR CARDOSO, Capitão Mor de Mogi das Cruzes e que se tornou mais tarde ARRAIAL DA ESCADA.

Nesse local, em 1.654, os frades capuchinhos levantaram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Escada, segundo dizem, porque havia uma escada entre a barragem do rio e o lugar onde se ergueu a capela. Pelo seu crescente e freqüente progresso foi o Arraial da Escada elevado a FREGUESIA DA ESCADA pela Lei n.º 19 de fevereiro de 1.846. Porém, esse fato, foi revogado pela Lei n.º 06 de 23 de maio de 1.850, pois a Arraial teve atrofiada sua propriedade em conseqüência da atração exercida pelos outros vizinhos, Só em 1872, pela Lei n. 01 de 28 de fevereiro, foi definitivamente elevado a Distrito de Paz.

Foram seus primeiros dirigentes: Benedito Antônio da Paula, Antônio de Mello Franco e Joaquim Alves Pereira. Como vigário da nova paróquia que surgia, veio o Padre Miguel Piement e a 03 de julho de 1.872 a capela de Nossa Senhora da Escada foi instituída canonicamente e hoje faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.

Em 1.875, Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava Maria Florência, fez-lhe doação de um quinhão de terra situado às margens do rio Paraíba, em lugar plano distante, a 6 Km do Arraial da Escada, pouco acima do Ribeirão Guararema. Levada por sentimentos religiosos Maria Florência deliberou construir numa parte do terreno recebido, uma capela para o santo padroeiro de sua devoção – São Benedito. Com auxílio de outras pessoas e algumas economias suas, Maria Florência em pouco tempo conseguiu terminar a construção da Capela de São Benedito. Aos poucos foram se estabelecendo outros moradores nos arredores da capela, formando-se um vilarejo que recebeu o nome de “GUARAREMA”- (do tupi guarani – Pau D`Alho), devido a abundância dessa árvore na região.

Em julho de 1.876 inaugurou-se o trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, entre Mogi das Cruzes e Jacareí.

Com a passagem da estrada de ferro pela Vila, esta se desenvolveu rapidamente e por Decreto de 08 de janeiro de 1.890, a sede do Distrito da Paz da Escada foi transferida para o povoado de Guararema, que foi elevado a categoria de Município pela Lei 528 de 03 de julho de 1.898 e como tal instalada a 19 de setembro de 1.899. Com a instalação da Primeira Câmara Municipal de Guararema foram empossados: Major José de Paula Lopes, Joaquim Payão, Maximino Prudêncio de Mello, Benedicto de Souza Pinto, Joaquim Alves Pereira e Benedicto de Souza Ramalho.

Em 23 de setembro de 1.899 foram realizadas eleições dos Poderes Municipais, sendo presidente o Major Paula Lopes e vice-presidente Joaquim Payão. Foram Intendentes Municipais: Benedicto de Souza Ramalho, Secretário (músico e compositor), Júlio César Nascimento.

Comissão de Justiça e Finanças, Major José de Paula Lopes e Joaquim Alves Pereira; Comissão de Obras Públicas e Higiene, Benedicto de Souza Ramalho, Benedicto Pinto de Souza e Maximino Prudêncio de Mello. De acordo com a última divisão administrativa do Estado de São Paulo, Guararema pertence a região da Grande São Paulo. Conta atualmente com uma Vara Distrital. O Cartório Eleitoral está localizado no Município de Mogí das Cruzes, pertencendo Guararema a 319ª Zona Eleitoral.

Guararema conta ainda com uma Delegacia de Polícia de 5º classe que pertence ao DEGRAN, subordinada a Seccional de Mogi das Cruzes e um Departamento de Trânsito – Ciretran.

A Polícia Militar que pertence ao 17º BPM de Mogi das Cruzes possui um destacamento no Município.

Curiosidades:

Quem nasce em Guararema denomina-se “GUARAREMENSE”

"GUARAREMA” - do tupi guarani – Pau D`Alho, devido a abundância dessa árvore na região.

Aniversário da Cidade: 19 de Setembro

Área Total: 270,50 Km².

População Estimada em 2006: 24.818 (Fonte: IBGE)

Altitude da Sede: 579 metros.

Distância de São Paulo (Capital): 88 Km.

Temperatura média: Mínima de 09 graus e Máxima de 36 graus.

Localização: 
Guararema está a leste da Grande São Paulo 

Limites do Município: 
Sul: Salesópolis e Biritiba Mirim.
Norte: Santa Isabel e Jacareí.
Leste: Santa Branca.
Oeste: Mogi das Cruzes.

Distâncias: 
São Paulo - 88 km
Mogi das Cruzes - 21 km
Jacareí - 23 km
Ubatuba - 142 km 

Acessos:
Rodovia Presidente Dutra
Rodovia Governador Carvalho Pinto
Rodovia Ayrton Senna da Silva
Rodovia Nicola Capucci
Rodovia Henrique Eroles 
Rodovia Euryale de Jesus Zerbini

Coordenadas Geográficas: 
Latitude: 23º 26' 15" S
Longitude: 46º 03' 45" W 

CEP:
08900-000 

DDD: 
11

Classificação: 
Em fase de desenvolvimento turístico 

Vocação: 
Turismo Náutico, Ecológico e Rural 

Clima: 
Temperado, com inverno seco 

Hidrografia: 
Curso superior do Rio Paraíba e seus afluentes 

Gestão 2021/2024

Prefeito: 
José Luiz Eroles Freire

Vice-Prefeito:
Odvane Rodrigues da Silva

Prefeitura Municipal:
Praça Coronel Brasílio Fonseca, 35 - Centro 
Tel.: (11) 4693-8000 

Vereadores: 
Câmara Municipal:
Rua Paulino Pinto de Oliveira, 14 - Centro 
Tel.: (11) 4693-3952

Fonte Imganes dos Vereadores.: http://www.cmguararema.sp.gov.br

 
Untitled Document
 
  Fale Conosco
  Cesar Azevedo dos Santos
contatoguararema@gmail.com